Debate do Alto Solimões para além! – FAAS
Nós, Antônio Carlos Batista de Souza, Michel Justamand e Vânia Cristina Cantuário de Andrade, os organizadores, da presente obra, temos o prazer de tornar público o novo volume da coleção FAAS, o 29. Esse conta com 10 (dez) capítulos. Os escritos foram baseados em convites que os organizadores lançaram em suas listas nas redes sociais que participam. Dali surgiram mais de 40 artigos. Desses foram selecionados os que seguem. Informamos que os outros estão em nosso radar de publicações e devem ser publicados nas próximas edições da coleção. Esse ano está prevista mais uma, a edição 30.
A nossa ideia enquanto organizadores é apresentar para o público em geral uma obra que seja baseada no local, mas que se comunique com o externo. Por isso, partimos da interdisciplinaridade e da ampliação da abrangência geográfica das temáticas. As edições têm diálogos com outras regiões e até com temas de outros países.
Assim, vejamos os temas abordados.
Versam sobre os Ulwa, indígenas da Nicarágua, suas performances e autonomia regional; artefatos de vidro por analises arqueológicas, no Forte General Paz, em Buenos Aires, Argentina; Isolamento Social: a economia do Amazonas durante a crise sanitária da Covid-19; Desenvolvimento socioeconômico, a ponte sobre o Rio Negro e o turismo; Empoderamento das mulheres da agroecologia e produção orgânica, em Manaus, Amazonas; A música e o desenvolvimento da criança; Selos no naufrágio Zencity, análises arqueológicas, em Buenos Aires, Argentina; A criação artística de Aníbal Beça; Analises sobre os processos neoliberais sobre o trabalho docente no ensino superior; e, por fim, a globalização na Amazônia.