ISSN: 2764-9202

Volume 28 – Número 28

julho a dezembro de 2020

Contribuindo com as reflexões amazônicas – FAAS 28

A presente edição apresenta 11 capítulos. Para a construção desses escritos foram convidados 21 autores, entre eles/elas estão os três organizadores desse número, Antônio Carlos Batista de Souza Michel Justamand e Tharcísio Santiago Cruz. Autoras e autores de uma gama diversa de matizes e de produções científicas. Cada qual com seu modo de pensar, refletir e contribuir para os desdobramentos da ciência, as mais diversas, no país e também no mundo. Nesse tomo temos participações de colegas de fora do país.

Recebemos aportes em forma de escritos de diversas áreas dos saberes, exatas, biológicas e humanas. As ciências sociais tem uma certa predominância, também graças as nossas relações, dos dirigentes e organizadores, dessa área como formação e profissão. De toda forma, em momento algum, nos furtamos a multi-poli-trans-interdisciplinaridade. Como aprendemos com a Antropologia todos os saberes têm subsídios, espaço, voz e vez.

Assim, tratemos desta edição…

Os escritos que seguem tratam de uma série de temas que, nós os organizadores, acreditamos serem interessantes e deveriam ser parte da nossa edição. São eles: Complexidade Linguística na Tríplice Fronteira Brasil/Colômbia/Peru; Rupturas e adaptações na organização socioeconômica em comunidades de várzea; Clan Jitomagaro, Jürg Gasché, Misión etnográfica, Pueblo Uitoto, Amazonas; a Rádio Escolar REC 107.7 de Coari (AM); Gênero-Agricultura Orgânica, Estabelecidos e os Outsiders; Indicadores, análise, rentabilidade e endividamento; Alto Xingu, Patrimônio Cultural Imaterial, Ritual e Kwarup; Trabalhadores, avanço tecnológico e classe social; Estética, Cinema em Parintins, análise fílmica; Amazônia, daime, nordestinos e indígenas; e por fim, tão importante quanto todos os outros, Capoeira e lives em tempos de pandemia do COVID-19.

Artigos desta Edição

Um Olhar sobre a Complexidade Linguística na Tríplice Fronteira Brasil/Colômbia/Peru
Antônia Marinês Goes Alves e Michel Justamand

Rupturas e adaptações na organização socioeconômica em comunidades de várzea
Antonio Carlos Batista de Souza

La construcción de la otredad en la misión etnográfica de Jürg Gasché por el Igara-Paraná. Horizontes de sentido y experiencias del encuentro con el clan Murui Jitomagaro (Gente del Sol)
Carlos Hugo Sierra

Um broto de protagonismo: a Rádio Escolar REC 107.7 de Coari (AM)
Delmara de Lima Moriz e Guilherme Gitahy de Figueiredo

O drama da patrimonialização do Kwarìp alto-xinguano
Leandro Paiva, Fatima M. Flôres de Vargas e Paulo Roberto de Sousa

Precariado: A Nova Classe do Século XXI
Lupuna Corrêa de Souza e Ronald Rosa de Lima

“Insendatez”, uma Análise Estética do Cinema Contemporâneo em Paritins-AM
Antônio Aparício Verçosa Lemos Júnior e Mariene Mendonça de Freitas

Entre Nordestinos, Indígenas e Seringueiros: Santo Daime – um encontro na floresta.
Delta Paula Melo e Marilina Conceição Oliveira Bessa Serra Pinto

Capoeira e lives em tempos de pandemia do COVID-19
Tharcísio Santiago Cruz

Potira dentro da lua
Nicodemos Sena

plugins premium WordPress