ISSN: 2764-9202

Volume 03 – Número 03

Julho a setembro de 2012

Volume 03 - Ano 2015

Este livro é um desdobramento da iniciativa que produziu o primeiro Fazendo Antropologia no Alto Solimões em 2012. A ideia da publicação foi gerada ainda naquele ano, todavia apenas em 2015 teve finalizado seu acabamento. Inicialmente a proposta era seguir registrando as atividades e reflexões que os docentes do colegiado de antropologia do concurso de 2009 estavam desenvolvendo em sua atuação no Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC-UFAM). Esta base nos serviria para dialogar com um contingente mais amplo e aprimorar criticamente nosso fazer antropológico no Alto Solimões.

O grupo que já envolvia Adailton da Silva, Cristian Martins, Michel Justamand, e Tharcisio Cruz permanece contribuindo neste volume com apontamentos sobre o fazer antropológico e sobre a região do Alto Solimões. Estão também nesta publicação, para somar e qualificar, as contribuições de colegas de outro colegiado do INC, de outro campus da UFAM, de outras universidades brasileiras e até de uma universidade de um dos vizinhos nesta tríplice fronteira amazônica, a Universidade Nacional de Letícia na Colômbia (UNAL). Há também a importante participação de dois graduandos, de uma pedagoga, de uma assistente social e de uma docente do ensino médio da rede estadual, todos(as) nascidos na cidade de Benjamin Constant. Isto reflete, em grande medida, o crescimento do trabalho que vem sendo feito e o avanço na compreensão dos diálogos necessários para uma efetiva contribuição no contexto da mesorregião.

O segundo volume de Fazendo Antropologia no Alto Solimões desenvolveu-se como um espaço para o encontro de ideias entre pesquisadores e iniciativas afins. Além do curso de graduação em Antropologia do INC que contribui nesta publicação com seis autores, há também as valiosas contribuições de quatro autoras vinculadas ao curso de pedagogia do mesmo instituto.

Artigos desta Edição

Prefácio
Alfredo Wagner Berno de Almeida

Apresentação
Adailton da Silva e Michel Justamand

A imigração peruana para o Alto Solimões:
relatos etnográficos da mobilidade humana numa região de fronteira
Cristian Farias Martins, Rudson Torres do Nascimento e Maria Elenir Silva de Oliveira

Antropologia do Direito e Ações Afirmativas em Saúde: o descaso sem acaso
Adailton da Silva

“A onça do comércio” e o conflito armado entre a Gente de centro: a memória e a defesa da vida
Marco Tobón

A política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva afirmativa e a política nacional de assistência estudantil no Alto Solimões: pontos positivos e negativos.
Claudia dos Santos Lima, Ana Cassia Vieira Garcia e Ronnivon Gonçalves Gomes

Como vejo a escola: concepções dos índios Ticuna do Alto Solimões – AM
Antônia Rodrigues da Silva

Escola em aldeia Ticuna: construindo processos educacionais na comunidade Vila de Betânia, Alto Solimões
Renan Albuquerque Rodrigues e Mara Francisca Silva Rubim

Interculturalidade e o Ensino de História Indígena: os avanços e entraves das políticas públicas na temática indígenas nas escolas
Lilian Marta Grisolio Mendes

Memória do Trabalho:
relações sociais e de trabalho no Alto Javari
Tharcisio Santiago Cruz

Quando Haiti também é Amazônia:
corpo, cultura e mudanças climáticas
Adailton da Silva

Uma pequena e breve contribuição para os debates Antropológicos no Brasil: algumas experiências de Benjamin Constant
Michel Justamand

Posfácio
Por uma antropologia inacabada
Gilse Elisa Rodrigues

plugins premium WordPress