Volume 20 - Ano 2019
Os dirigentes da Coleção Fazendo Antropologia no Alto Solimões — FAAS, Gilse Elisa Rodrigues e Michel Justamand, são docentes que atuam no Curso de Antropologia, da Universidade Federal do Amazonas — UFAM, no Instituto de Natureza e Cultura — INC, unidade acadêmica do Alto Solimões, e têm o prazer de tornar público o volume 20, que recebe o título de O pensamento dissidente/divergente e as questões amazônicas.
Dessa vez, a edição é organizada por Ildete Freitas Oliveira, Michel Justamand e Nelly Mary Oliveira de Souza. Ildete e Nelly, ambas discentes da Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia — PPGSCA, da UFAM. Contribuem, aqui, com a apresentação, revisão e com seus assentamentos sobre a região do Alto Solimões; é válido ressaltar que Michel também é docente do PPGSCA.
Precisamos lembrar às leitoras e aos leitores que os volumes anteriores foram organizados por diferentes pares de construtores; os quais contribuíram com apresentações, pareceres, textos, poesias e desenhos. A princípio, a coleção fora organizada por docentes da unidade acadêmica do Alto Solimões: Gilse e Michel, o primeiro volume; e, o segundo, por Adailton da Silva e Michel. Desde o iniciar, somam-se mais 17 volumes — totalizando 19 edições anteriores a essa.
Desse momento em diante, outros atores entram em cena, para partilhar saberes e conhecimentos que emanam de múltiplas e diversas partes do país e do mundo. Entre eles, estão colegas docentes e técnicos da Instituição, docentes e discentes do PPGSCA e de outros programas, como o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social — PPGAS e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação — PPGCOM, ambos da UFAM. Contamos como pares e suas contribuições de outras Instituições, e lembramos, em especial, dos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo — PUC/SP, da Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ, por terem divido a organização ou prefaciado um dos volumes.
Artigos desta Edição
O Pensamento Dissidente e a Amazônia: contribuições dos intelectuais marginais
Adailton da Silva, Michel Justamand, Tharcisio Santiago Cruz
Alteridade na Tríplice Fronteira: uma questão sobre a migração peruana
Antônia Marinês Goes Alves, Michel Justamand
Violência contra os Povos das águas do Alto Solimões: diálogos Interdisciplinares na fronteira Amazônica
Dime Alexandre L. Gomes, Luiz Fábio S. Paiva
Mulheres indígenas, saberes tradicionais e formação superior na Amazônia brasileira: diálogos que produzem representação feminina em espaços de decisão e poder?
Ildete Freitas Oliveira, Heloísa Helena Corrêa da Silva
Abordagem e valorização dos saberes tradicionais nas práticas educativas indígenas Ticuna da comunidade de Umariaçú I no Município de Tabatinga-AM
Junior Peres de Araujo
Desafios e perspectivas da EaD na Amazônia: um estudo de caso no IFAM — Campus Tabatinga
Luzilângela Vieira Barbosa
Árvores sagradas da Amazônia: um diálogo Ticuna
Maria Auxiliadora Coelho Pinto
A presença do imigrante peruano no comércio da cidade de Benjamin Constant no Estado do Amazonas
Marinilde Verçosa Ferreira, Iraildes Caldas Torres, Frâncio Costa Simão Bruno dos Santos Rodrigues
Desafios no processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar Ticuna
Nelly Mary Oliveira de Souza
Profissão sobre duas rodas: as mulheres mototaxistas de Benjamin Constant/AM
Selomi Bermeguy Porto, Salaniza Bermeguy da Cruz, Heloísa Helena Corrêa da Silva