Volume 23 - Ano 2019
A atual edição conta com dez capítulos. Como em outras edições há uma miríade de temas e escritos. Mais de duas dezenas de autoras e autores contribuíram dessa vez. Essas pessoas se expressaram por meio de discussões que envolvem preocupações com a situação dos professores e sua desvalorização socioeconômica, a perda da autonomia do trabalhador assalariado e as políticas de inserção de trabalho e renda. Outros autores lidaram com as questões da presença indígenas no Instituto de Natureza e Cultura – INC, da UFAM, ou ainda como se dá a educação superior voltada para índios no Vale do Javari.
Entre os escritos contamos com reflexões sobre a pós-modernidade, representações das mulheres e religiosidades, três temáticas com muita efervescência atualmente. Não podemos deixar de citar duas preocupações acadêmicas, uma relacionada com a área de educação, sobre as dificuldades de aprendizagem, e a outra é a do açaí, um importante componente alimentar da região, mas, em especial, da cidade de Benjamin Constant.
Feita a apresentação, aconselhamos a leitura. Nada obstante, que ela sirva às reflexões, ao deleite e ao prazer. E, que sirva, concomitantemente, às mais variadas ponderações dos leitores; tal qual o foi para nós, quando lemos os manuscritos – antes de serem estes, aqui, tornados capítulos!
Artigos desta Edição
De onde vem a desvalorização dos professores? Além da luta pela valorização salarial.
Cibele Sidney
A perda da autonomia do trabalhador dentro de uma organização produtiva totalitária
Fatima M. Flôres de Vargas e Leandro Paiva
A presença dos estudantes indígenas no Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas: Motivações e trajetórias
Frâncio Costa Simão e Heloísa Helena Corrêa da Silva
Educação Superior Indígena no Vale do Javari/Amazonas: Formação para Estabelecidos ou Outsiders?
Ildete Freitas Oliveira, Heloísa Helena Corrêa da Silva, Dime Alexandre Londono Gomes e Marilene Corrêa da Silva Freitas
Política de inserção de trabalho e renda: reflexões sobre o Programa Começar de Novo no Tribunal de Justiça do Amazonas
Joyce Freitas Araújo Firmino
Pós-modernidade: uma análise neoliberal sobre a concepção de Stuart Hall
Marcelho Cunha Mendes e Sâmara Leila Cunha Mendes
As Dificuldades de aprendizagem na leitura e suas implicações na formação de leitores no 4º ano do ensino fundamental
José Aldos Campos da Silva, Gilvânia Plácido Braule e Sebastião Melo Campos
Antônio Carlos Batista de Souza, Michel Justamand e Tharcísio Santiago Cruz
Usos múltiplos do açaí (EUTERPE OLERACEAE MART.) contribuindo para a conservação da espécie no município de Benjamin Constant – Amazonas
Tales Vinícius Marinho de Araújo, Anna Caroline dos Santos Moura, Maria da Conceição Souza da Silva e Márcia da Silva Nascimento
As representações das mulheres nas artes plásticas: O olhar pelas cores e pincéis
Tatiana Lima da Silva e Michel Justamand
Discurso contra discurso religioso-revolucionário nos anos de 1960/70
Tharcísio Santiago Cruz
Branco
Akin Andrade Martins da Silva