ISSN: 2764-9202

Volume 25 – Número 25

Janeiro a junho de 2019

Volume 25 - Ano 2019

Nós, organizadores do presente volume, Ana Maria de Mello Campos, Michel Justamand e Sebastião Melo Cam­pos, temos o prazer de tornar pública mais uma editoração da Coleção Fazendo Antropologia no Alto Solimões–FAAS. É o oferecimento à sociedade de numeração 25 de uma coleção buscada e reconhecida por pesquisadores e outros autores, com algum prestígio público na microrregião da tríplice fron­teira amazônica (Brasil–Colômbia–Peru).

A coleção abarca uma gama diversificada de autores, temas, reflexões e um leque multifacetado de posicionamen­tos políticos. Por isso, a ideia de ampliar as relações científicas apontadas no título desse texto. Mas, com algo em comum, um mundo melhor para todas e todos. Esses escritos se voltam à luta por um mundo mais igualitário, justo e melhor.

A atual impressão conta com treze capítulos. Como em outras produções, há uma miríade de temas e escritos. Vin­te e seis autoras e autores contribuíram dessa vez. Expressaram, por meio de discussões, que envolvem preocupações com fake News, escolas interculturais, imagem da mulher amazônica e indígena. Houve quem se dispôs a discutir as questões da imi­gração peruana. Outros, as questões voltadas para a economia e o micro empreendedorismo amazônico.

Artigos desta Edição

Reflexões sobre o termo Pós-Verdade
Ana Cristina Alves Balbino e Michel Justamand

A família no contexto das escolas interculturais de fronteira
José Roberto Faria e Faria e Elenilson Silva de Oliveira

A imagem da mulher na formação do pensamento social da Amazônia: para uma crítica dos estereótipos e estigmação
Elisiane Sousa de Andrade, Iraildes Caldas Torres e Odenei Ribeiro de Souza

Mulheres Ticuna da Amazônia Brasileira: ssociação e Movimento Indígena na Tríplice Fronteira Brasil–Colômbia–Peru
Érica Fabricia Melo

Os Fatores que Impulsionam a Migração Peruana para a Cidade de Benjamin Constant no Amazonas.
Frâncio Costa Simão e Bruno dos Santos Rodrigues

Microempreendedor Individual (MEI): Os Benefícios da Formalização para a Economia do Estado do Amazonas
João Clovis de Oliveira Costa e Kamilla Ingrid Loureiro e Silva

Arte e Educação Especial: composição de possibilidades
Lílian Freire Noronha

Preceitos civilizatórios no contexto educacional
Nelly Mary Oliveira de Souza

Amazônia: traçado histórico das influências da colonização
Sandra Rejane Viana de Almeida e Artemis de Araújo Soares

Ana Maria de Mello Campos, Michel Justamand e Sebastião Melo Campos

O dever de casa: estabelecendo relações entre escola–família no 4° ano do Ensino Fundamental
Carlinho Ferreira Pessoa, Jarliane da Silva Ferreira e Sebastião Melo Campos

Abordagem do desenvolvimento sustentável no contexto escolar: um estudo com discentes e profissionais da educação em escolas públicas de Benjamin Constant–AM
Tales Vinícius Marinho de Araújo, Flavia Karenine da Silva Ponte, Sebastião Melo Campos, Bruno Reinart Abreu

Capoeira e boi bumbá em Benjamin Constant – Amazonas
Tharcísio Santiago Cruz, Odenei de Souza Ribeiro

Inventando práticas coletivas de educação, cidadania e envolvimento ambiental em uma omunidade do Amazonas
Washingthon Napoleão Eufrázio

Caminhantes nas artes
Mariene Mendonça

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