ISSN: 2764-9202

Volume 32 – Número 32

Julho a Dezembro de 2022

10 ANOS FAZENDO ANTROPOLOGIA NO ALTO SOLIMÕES – FAAS 32

Em 2022, comemoramos, com muito prazer, o 10º ano de lançamento do primeiro e despretensioso volume da coleção Fazendo Antropologia no Alto Solimões – FAAS. Aqueles que organizaram a obra na época, Gilse Elisa Rodrigues e Michel Justamand, e quem cooperou com textos, outros colegas, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, do Instituto de Natureza e Cultura – INC, unidade acadêmica do Alto Solimões, localizada em Benjamin Constant, não tinham ideia de que seria o embrião de uma coleção com 32 volumes e que se tornaria revista digital, atualmente, podendo ser encontrada no site: www.revistafaas.com.br 

Naquele tempo, em 2012, éramos seis destemidos colegas docentes do Curso do Bacharelado em Antropologia (além dos dois organizadores colaboraram Adaílton da Silva, Cristian Faria Martins, Rafael Pessôa São Paio e Tharcisio Santiago Cruz) que se juntaram para a produção daquela obra inaugural. Logo em seguida no mesmo ano, Rodrigues e Justamand organizaram e lançaram um volume com as escrituras de cinco egressos do curso. Somos extremamente felizes e orgulhosos por termos lançado a obra com os textos dos nossos ex-alunos/as. 

De lá para cá a história da coleção tem se desdobrado em mais de 30 volumes. 

Vale lembrar que… 

Diversos colegas já contribuíram nessa empreitada, antes só livresca, agora também como revista digital, antropológica, com muitos olhares, ideias, reflexões. Apresentaram subsídios em forma de artigos, revisões, pareceres, organizações. De tal forma, que hoje a coleção apresenta um enorme relacionamento acadêmico, interdisciplinar e interinstitucional. Não podemos esquecer que pesquisadores/as de outros países, do mesmo modo, ofereceram suas cogitações, inscrições e opiniões. 

Dando continuidade à nossa epopeia produtiva… o presente volume encerra a publicação da coleção em duplo formato (livro-revista), pois a partir de 2023, os volumes serão editados apenas como revista digital. 

Assim, vejamos… 

Nós, organizadores deste volume, Elenise Faria Scherer, Luciana Carvalho e Michel Justamand, temos o prazer de tornar públicos 19 textos articulados em blocos de estudos e pesquisas: educação com quatro artigos; comunicações, com seis; ambiente, com três; gênero, com dois; e fronteira, política pública, cultura e pobreza, com quatro.

Artigos desta Edição

– EDUCAÇÃO – 

ABRIGAMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES REFLEXÕES DA PSICOLOGIA INSTITUCIONAL COM BASE NA TEORIA ELISIANA
Afrânio Alves da Silva, David da Silva Ribeiro e Waldeliz de Freitas Rodrigues 

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL NO CONTEXTO DO BAIXO AMAZONAS
Ana Cristina Mota da Costa Cunha e João Luiz da Costa Barros 

ESCOLAS RIBEIRINHAS E CULTURAS ESCOLARES: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
Ana Cristina Mota da Costa Cunha, João Luiz da Costa Barros e José Damião Trindade Rocha

NA EDUCAÇÃO AMAZONENSE NO PERÍODO DA PANDEMIA
Waldeliz de Freitas Rodrigues, David da Silva Ribeiro e Givanildo Dantas Chaves 

– COMUNICAÇÕES – 

UMA REDE DE DIÁLOGOS QUE TECE A SI MESMA: ENTREVISTA À DERIVA COM GUILHERME GITAHY DE FIGUEIREDO
Joá Bitencourt e Guilherme Gitahy de Figueiredo 

OS SERINGAIS AMAZÔNICOS NO DISCURSO METAFÓRICO DE PAULO JACOB
Jamescley Almeida de Souza 

ENSAIO SOCIOLINGUÍSTICO DA OBRA LITERÁRIA CHUVA BRANCA
Joaquina Maria Batista de Oliveira 

CORRA! UM FILME E AS VÁRIAS TEMÁTICAS SOBRE RACISMO
Carla Santos Ferreira e Lilian Marta Grisolio 

CAPOEIRA E CAPOEIRAGEM DO MESTRE RONALDO VARGAS
Ronaldo Vargas e Tharcisio Santiago Cruz 

OS HIPPIES DE SANTARÉM- PA: MEMÓRIAS DE UMA TRAJETÓRIA MUSICAL
Elen Jaqueline da Silva Santos 

– AMBIENTE – 

DINÂMICA(S) DE TRABALHO RIBEIRINHO CAMPESINO NA AMAZÔNIA: REFLEXÕES A PARTIR DA REGULAÇÃO DO METABOLISMO SOCIAL DA NATUREZA
Mayra Laborda Santos e Elenise Faria Scherer 

EXPERIÊNCIA DE UM ANTROPÓLOGO APRENDIZ EM UM ESTUDO DE COMPONENTE QULOMBOLA
Maykon Carvalho 

ARTE E NATUREZA REPRESENTAÇÕES AMBIENTAIS NAS ROCHAS NOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DO PNSC
Michel Justamand, Albérico Nogueira de Queiroz
Olivia Alexandre de Carvalho, Gabriel Frechiani de Oliveira
Cristiane de Andrade Buco, Ana Cristina Alves Balbino
Vitor José Rampaneli de Almeida, Matteus Freitas de Oliveira
Leandro Paiva, Camila Marques Maton
Giovanna Neiva Luz, Felipe de Sousa Soares
Rafael Nolêto, Ana Caldeiras
Gabriela Paes Rabello de Oliveira e Mara Barreto Sinhosewawe Xavante 

– GÊNERO – 

PERCEPÇÕES DE MULHERES SATERÉ-MAWÉ SOBRE O URBANO: COTIDIANO, CIDADE E CONFIGURAÇÕES SOCIOCULTURAIS.
Mirian de Araújo Mafra Castro

INTERDIÇÃO E SUBALTERNIDADE: O MINISTÉRIO DE MULHERES NA ASSEMBLEIA DE DEUS NO CAREIRO DA VÁRZEA, AMAZONAS
Felipe Magno Silva Pires e Iraildes Caldas Torres 

– FRONTEIRA, POLÍTICA PÚBLICA, CULTURA E POBREZA  

AGÊNCIAS DE PODER NO MODELO EDUCACIONAL NA TRÍPLICE FRONTEIRA AMAZÔNICA BRASIL/PERU E COLÔMBIA
Ana Maria de Mello Campos e Sebastião Melo Campos 

JEAN VALJEAN DE “OS MISERÁVEIS”: A QUESTÃO DA POBREZA
Gustavo Moraes Arantes Segatto e Lilian Marta Grisolio 

A FEIRA DA CULTURA POPULAR NO ÂMBITO DO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE EM SANTARÉM.
Marilu Roberta Pimentel Santos, Antônio José Mota Bentes e Luciana Gonçalves de Carvalho

ARTESANAIS: DÉFICITS DE CIDADANIA
Maria Ferreira de Oliveira Filha, Elenise Faria Scherer e Antônia Mara Raposo Diógenes 

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